quinta-feira, 15 de novembro de 2012

1.º Encontro Interdisciplinar: Prisão e Polícia na Pelotas do século XIX são objeto de análise do Professor Caiuá Cardoso Al-Alam


Nos dias 12 e 13 de novembro de 2012, o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Construção do Pensamento Jurídico Penal Brasileiro: Punição, Criminalização e Violência (GEP Criminal UFPel) realizou o "1.º Encontro Interdisciplinar sobre a Construção do Pensamento Jurídico Penal Brasileiro: Punição, Criminalização e Violência", evento que contou com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas e da Livraria São José, no qual foram realizadas importantes discussões e reflexões acerca da construção do pensamento jurídico-penal brasileiro, e a partir dos mais variados eixos, congregando o Direito Penal, o Processo Penal, a História, a Criminologia e outros ramos do conhecimento com afinidade ao tema.


Na segunda noite de conferências foram abordados temas relacionados à História da Punição em Pelotas e sobre a Questão Penitenciária no Brasil Contemporâneo. 

Na oportunidade o Professor Caiuá Cardoso Al-Alam - Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão. Mestre em História e atualmente cursa o Doutorado na mesma área. É especialista nos estudos sobre a História do Brasil Imperial na região sul do Rio Grande do Sul. Atua principalmente na área da História Social, dedicando-se à pesquisa das instituições normativas, como as de policiamento e prisão - abordou o tema da "polícia e a prisão na Pelotas do século XIX".





Nenhum comentário:

Postar um comentário